sábado, 3 de setembro de 2011

Sem Droga Nenhuma!!

Valeu a iniciativa, realmente droga não está com nada.


Drogas: Só existe uma saída segura – dizer não!

Elas estão em toda parte. Todo mundo sabe, vê, teme, foge ou cede. Recebemos informações diariamente via TV, rádio, comentários e a internet, porém, o que a gente não sabe é quais das informações que nos chegam fazem parte da realidade e quais são mitos urbanos.
Em busca de respostas seguras e confiáveis nós entrevistamos o Sr. Nelson Venâncio Filho, Investigador de Polícia do Cape/Denarc do Paraná.
O Cape – Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação realiza um trabalho maravilhoso em escolas e outros grupos para ensinar as crianças e jovens como dizer não as drogas, seus efeitos, suas consequências. O investigador também participa de várias missões no combate ao tráfico de drogas realizadas com sucesso graças ao serviço de inteligência cada vez mais eficiente.
Veja as verdades e os mitos , a ação das drogas e suas consequências, o combate realizado pela polícia e as saídas encontradas para prevenir. Estas informações estarão no nosso site a partir desta semana, em vários capítulos. Acompanhe.
Mitos e Verdades
Ecstasy é bacana, não prejudica! - Mito
Muitos jovens tem morrido depois de participarem de festas, o diagnóstico é morte devido a ingestão de drogas. Uma das mais usadas atualmente e que poucos levam a sério o seu perigo é o ecstasy. Considerado a droga das baladas, divertida, animadora etc. Ela rola nas festinhas de adolescentes e adultos com charme e aceitação. No entanto ela mata! Além da agitação, arritmia cardíaca, paranoia, agressividade e delírios a droga aumenta a temperatura corporal que pode atingir 42º causando convulsões, desidratação extrema seguida de parada cardiorrespiratória e morte.
Puseram a droga na minha bebida – Depende
Uma das drogas mais utilizadas para o famoso golpe Boa Noite Cinderela é o GHB, por não ter cor e ser apenas levemente amargo ele pode ser facilmente colocado na bebida da vitima. Este golpe tem sido utilizado para furtar a vítima ou ainda estupra-la, pois ela fica bem dócil . “A vítima fica fácil, fácil, passa senhas bancárias, fornece códigos de cofre, tudo o que o bandido pedir e ainda acha graça. No dia seguinte é que percebe o estrago, mas não consegue se lembrar de nada com clareza” afirma o Investigador.
“Muitos jovens acreditam que o ecstasy pode ser colocado na bebida inadvertidamente. Não pode. O comprimido não é tão pequeno assim”. Lembra o Investigador Venâncio.
Drogas Novas - Raro
Muita coisa chega pela internet alarmando a descoberta de drogas novas e que são utilizadas em papeis que dão para a vítima cheirar, em perfumes que são absorvidos pela pele e que depois os órgãos da vítima são retirados...tudo mito. Coisa para assustar e encher as caixas de e-mails.
Vez em quando aparece algo novo no mercado mas é raro. Pra que mudar as regras do jogo se com as drogas que existem os traficantes já estão lucrando muito?
Recentemente foi descoberta uma droga estranha, um comprimido que foi chamado de Cápsula do Medo ou Cápsula do Vento. A quantidade dentro da cápsula é tão ínfima e seu poder tão avassalador que recebeu este nome. Duas de uma vez causam a morte, sem recurso ou socorro.
Mas drogas novas são mais raras, são elaboradas em laboratórios, mas gastam tempo e dinheiro. Até mesmo o oxy, que é um crack misturado a gasolina ou querosene e cal virgem, que laboratorialmente é similar ao crack.
Traficante na porta da escola - Mito
Muitos pais se preocupam com este fato acreditando que o traficante vai na porta da escola oferecer balinhas ao filho. Isso é mito. O traficante não precisa disso, ele não vai até o cliente, é o cliente que vai até ele e leva novos clientes.
O que acontece é que tem muita gente passando dentro e fora das escolas, mas é aquele que a gente nem imagina, que muitas vezes frequenta a nossa casa.
O traficante não se expõe como, ele nem precisa, o negócio dele acaba sendo uma rede, tem muita gente usando e passando. Temos mesmo é que ter cuidado com todos, saber com quem nossos filhos andam e aonde vão.
Invariavelmente o primeiro contato é através de um amigo ou alguém muito próximo.
Maconha não faz mal - Mito
Usada durante longo período prejudica o individuo de forma acentuada para seu rendimento na vida, nos estudos, no trabalho e em tudo o que for realizar pois a alta concentração de THC (tetrahidrocanabinol), presente na maconha dos dias atuais, destrói os neurônios responsáveis pela memória a curto prazo.
Além disso esta droga pode desencadear transtornos psiquiátricos graves como esquizofrenia e transtorno bipolar.
A abstinência da maconha no usuário causa depressão, inapetência, letargia e desânimo geral.
Mulheres que fazem uso da maconha durante a gravidez prejudicam o feto e podem sofrer aborto.
A legalização deve ser discutida de forma mais abrangente pois até países pioneiros nesta liberação estão voltando atrás.
Álcool uma droga inofensiva – Mito
Segundo pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas entre estudantes de 1º e 2º graus de dez capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são comumente consumidas por mais de 65% dos entrevistados. Dentre os quais 50% iniciaram o consumo entre 10 e 12 anos de idade.
Além de destruir neurônios e causar dependência o álcool é uma porta de entrada para outras drogas, assim como o cigarro. O melhor é dizer não!
Eu sei controlar o uso da droga – Mito
O Investigador de Polícia, NelsonVenâncio Filho enfatiza uma frase de Içami Tiba em que acredita ser a palavra chave na prevenção:
“O único controle que qualquer pessoa tem sobre a droga é o de não experimentá-la”.

Nenhum comentário: